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Como montar um Home Office produtivo

Nos tempos de pandemia do COVID-19, muitas empresas, para segurança de suas equipes e para evitar a paralisia total dos serviços, tem optado pelo trabalho em "Home Office" ou seja, escritório em casa. Mas o que precisa ser observado e o que faz parte de um bom espaço de trabalho em casa para que não se perca qualidade nem produtividade?


Vejamos algumas dicas de como organizar e operacionalizar um "Home Office":


Crie um Ambiente Adequado: Dentro do possível, escolha um local bem ventilado, silencioso, bem iluminado (preferencialmente com luz natural ou luz branca - uma boa dica são luminárias de mesa) e preferencialmente sem distrações, como outras pessoas trabalhando ou conversando, televisão, música, etc...Converse com seus familiares para que respeitem o tempo que você precisa para realização de suas tarefas. Tenha os materiais de trabalho a disposição e posicionados adequadamente no ambiente. Lembre que um ambiente limpo e organizado contribuem para produtividade. Crie um local favorável para a execução das atividades.


Infraestrutura: Há uma infraestrutura mínima requirida para um bom Home Office:


A - Mobiliário: Uma mesa ou bancada de trabalho deve oferecer condições para realização das atividades. Retire da mesma tudo aquilo que não for necessário para execução de suas atividades. Uma cadeira operacional com regulagem de altura, apoia braços, regulagem de lombar ajuda na ergonomia e evita o cansaço precoce. Não esqueça de gavetas, prateleiras ou outras formas de guardar e localizar, ordenadamente, documentos e materiais que você precisa ou utiliza.



B - Equipamentos: Primordial um bom computador (pode ser um notebook ou um tablet), linha telefônica (fixa ou de celular) e internet. Você vai precisar se comunicar com sua empresa, colegas, clientes e parceiros de negócios e uma pequena infraestrutura de TI é muito importante.


C - Aplicativos e sistemas: Não esqueça de ter instalados aplicativos e softwares em seu computador para que você possa trabalhar e se comunicar. Aplicativos para reuniões como o ZOOM, Google Hangouts Meet e Microsoft Meet são ferramentas importantes para reuniões e eventos em momentos de isolamento.


D - Acessórios: Muito importante que você tenha todos os acessórios para permitir um trabalho produtivo. Dentre eles destaco como essenciais: um bom caderno e caneta, que sempre ajudam nas atividades, bem como calculadora e grampeador. Um bom fone de ouvido com microfone ajuda para a realização de reuniões. Um smartphone de boa qualidade também auxilia na comunicação. Não esqueça que você vai precisar conectar todos estes equipamentos e ter "bateria carregada" para toda jornada de trabalho. Neste sentido sugiro a instalação de acessório Assemble da BYRos Brasil, com uma tomada e um carregador USB rápido duplo, simples de instalar e conectar.


Postura: Colocar uma roupa de trabalho (não usar roupas íntimas, tal como pijama, pois isto afeta a produtividade). Ter horário e organização para realização das atividades e tarefas. Oriente um planejamento das atividades: escreva o que você precisa realizar em ordem de prioridades e não páre até que tudo esteja concluído. Evite distrações, paradas desnecessárias ou interrupções que possam tirar o foco do seu trabalho. Mantenha-se atento a qualidade do que você está produzindo. Trabalhar em home office não pode ser desculpa para baixa produtividade, muito menos, falta de qualidade.


Muito sucesso e espero que estas dicas ajudem na sua produtividade.

E não esqueça: Trabalhar em casa requer rotina e disciplina!

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